Conteúdo Útil Deve Estar no Epicentro de Tudo!

O que é Marketing de Conteúdo? O marketing tradicional está se tornando cada vez menos efetivo e, para ser mais prospectivo, existe uma maneira melhor: lançar conteúdos para gerar conexões.

O Que É Marketing De Conteúdo

A definição feita pelo Content Marketing Institute, primeira organização mundial sobre o tema, com sede nos EUA, explica tudo.

“O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido – e, em última instância, para impulsionar a ação do cliente de forma lucrativa.

O conceito considera que ao invés de uma empresa lançar seus produtos ou serviços, oferecendo de forma direta e impositiva, esta deverá fornecer conteúdo verdadeiramente relevante e útil para seus clientes atuais e potenciais para ajudá-los a resolver seus problemas.

O Marketing de Conteúdo é Usado Por Marcas Líderes

Content Marketing Institute e Universidade da Comunicação

A pesquisa anual realizada pelo Content Marketing Institute mostra que a grande maioria dos profissionais de marketing estão usando o marketing de conteúdo. Na verdade, ele é usado por muitas organizações proeminentes no mundo, incluindo P & G, Microsoft, Cisco Systems e John Deere. O content marketing (do original, em inglês) também é desenvolvido e executado por pequenas empresas e profissionais liberais ao redor do globo. E por quê? Porque funciona.

Marketing de Conteúdo é Eficiente

Especificamente, há três motivos muito fortes – e benefícios – para as empresas que usam o marketing de conteúdo:

• Aumento das vendas
  • Redução de custos
  • Melhores clientes e maior fidelidade

Conteúdo é o Presente – e Também o Futuro – do Marketing

Marketing Tradicional versus Marketing de Conteúdo

Volte e leia a definição de marketing de conteúdo mais uma vez, só que agora remova o “relevante e valioso”. Essa é a diferença entre o marketing de conteúdo e o outro lixo informacional que você recebe de empresas que tentam vender o “produto” ou “serviço”.

As empresas abarrotam a caixa de correio com informações o tempo todo – que na maioria das vezes não é muito relevante ou valioso (você pode chamar de spam? rsrsrs). Isso é o que torna o marketing de conteúdo tão desafiador no ambiente de hoje, infestado de milhares de mensagens comerciais invadindo a vida das pessoas todos os dias.

Fazer Marketing é Impossível Sem Conteúdo Relevante

Independentemente do tipo de táticas de marketing que você usa, o marketing de conteúdo deve ser parte de seu processo, não algo separado. O conteúdo de qualidade é parte de todas as formas de marketing:

• Marketing Para Mídia Social: a estratégia de marketing de conteúdo vem antes de sua estratégia de mídia social
  • SEO: os motores de busca recompensam as empresas que publicam conteúdo de qualidade e de forma consistente
  • Relações Públicas: as estratégias bem sucedidas do relacionamento com o público tratam das questões sobre as quais os internautas (usuários, compradores) se importam, não sobre seu negócio em si
  • PPC: para trabalhar com PPC, você precisa de grande conteúdo por trás dele
  • Inbound Marketing: o conteúdo é fundamental para a condução de tráfego de entrada e leads.
  • Estratégia de Conteúdo: uma estratégia de conteúdo é parte integrante das estratégias de marketing de conteúdo.

Para ser eficaz no marketing de conteúdo, é essencial ter uma estratégia documentada do que é realizado.

Imagine que seus clientes esperam avidamente para receber seu material informativo. E ao recebê-lo impresso, por e-mail ou através do site, eles passam 15, 30, 45 minutos com ele. Imagine agora eles promovendo e compartilhando com seus colegas. Isso não é ótimo?